domingo, 4 de janeiro de 2015

Uma graphic novel

Eaí, gente, voltei mais rápido do que imaginava para postar o avanço do meu desafio! Tudo isso porque, resolvi na hora, ler uma HQ. Na Black Friday comprei várias coisas de Game Of Thrones ou As Crônicas de Gelo e Fogo, inclusive o volume 1 da graphic novel, então resolvi aproveitar o desafio e o clima de Westeros (minha penúltima leitura foi A Guerra dos Tronos, veja a resenha aqui.) e lê-la de uma vez.


Creio que não é história em si não é novidade para ninguém, praticamente todo mundo já ouviu falar da série de livros ou da série de TV (e dos spoilers, claro) então vou evitar ao máximo os spoilers e tentar fazer uma rápida comparação entre os três.


De acordo com a introdução do próprio George R. R. Martin nos quadrinhos, cada mídia tem suas particularidades e efeitos que ajudam ou atrapalham o autor. Um exemplo dado por ele mesmo é como conseguimos, nos livros, ver o mundo pelos olhos de cada personagem (para quem não sabe, cada capítulo é narrado por um personagem diferente) enquanto na TV ou na HQ não é possível fazer isso mas podem trazer elementos visuais que o livro não consegue. Um aspecto importante a observar é que a graphic novel é baseada no romance de Martin e não na série da HBO, o que traz várias características aos personagens que eu, particularmente, adorei ver. Sim, aquela velha história de que mais vale a atuação brilhante dos atores na série do que as características idênticas às dos livro, eu sei, mas que fã não adora quando os personagens podem ser visualizados exatamente como ele imaginou? Pois é. 


As HQ estão sendo publicadas aqui de forma diferente dos Estados Unidos. Lá, o primeiro livro será adaptado em 24 capítulos, sendo lançado um por mês. Aqui, os capítulos foram reunidos em 4 volumes (de 6 capítulos cada) dos quais, até agora, foram lançados 3. Eu confesso que comprei apenas o primeiro porque não tenho o hábito de ler HQs e fiquei com receio de não gostar, mas é apenas mais uma adaptação da história incrível que eu conheci pela série e fui complementando com todas as informações que consigo obter, então pretendo, urgentemente, comprar os outros.

Fonte.

Achei a história dos quadrinhos (pelo menos do primeiro volume) muito mais próxima do livro que a série, embora também tenha a necessidade de cortar alguns elementos, talvez até mais que a série, justamente porque consegui visualizar os personagens (e os sentimentos e expressões deles) de forma mais fiel que a série. Vou deixar aqui algumas comparações entre as imagens da série (do livro "Game of Thrones - Por dentro da série da HBO") com as HQs.


Mas, afinal, o que é melhor? Acredito que são três obras de arte distintas e todas elas valem a pena ser apreciadas. O livro com sua riqueza de detalhes, a graphic novel com sua edição maravilhosa e a série, claro, uma super produção da HBO com atuações incríveis. Eu recomendaria começar, sempre, pelo livro mas se o tamanho te assustar, tente a série que eu sei que não vai se arrepender!


E aí, já leram os livros ou seguem a série? Comentem mas sem spoilers, ein! haha

beijos.


Comparação HQ x Série:











2 comentários:

Deixem seus recadinhos, sugestões, perguntas ou críticas nos comentários.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...