sábado, 3 de janeiro de 2015

Um livro que se passa em sua cidade natal

Oi gente, já começando bem o ano eu vim fazer a resenha do primeiro livro do desafio! Confesso que, quando li o desafio, achei que seria impossível encontrar livros que atendessem a alguns itens, e quando vi “um livro na sua cidade natal” achei que seria super trabalhoso. Eis que quando digito no Google “um livro que se passe em Belo Horizonte” me surgem diversas fotos de um livro que, não só já havia me interessado mas também se passava na cidade onde eu nasci: Fazendo Meu Filme da Paula Pimenta. (Pra quem não sabe eu nasci em Belo Horizonte e, com 4 aninhos, me mudei para Uberaba com meus pais pois é onde a família da minha mãe mora. A família do meu pai ainda mora em BH mas visitei a cidade poucas vezes e geralmente são viagens familiares então não conheço muito de lá). Aproveitei a surpresa boa e comprei a série toda, já sabendo que, com a fama que tem, eu não iria me decepcionar!

Este livro conta a história de Estefânia, que detesta seu nome e prefere ser chamada de Fani. Ela ama filmes e sonha em ser diretora um dia. Adora ir ao cinema e classifica todos seus filmes em estrelinhas, aqueles que ganham 5 estrelas, ela compra o DVD e assiste inúmeras vezes, até decorar as falas, e anota as frases preferidas. É assim que começa cada capítulo, com uma frase de um dos 55 filmes que ela tem até agora (a lista vem no começo do livro)!
Fani tem 16 anos e está cursando o segundo colegial em um colégio de freiras em Belo Horizonte, seus melhores amigos são o Leo, a Gabi  (ambos da sua sala) e a Natália, melhor  amiga de infância que se afastou um pouco devido diferentes rumos da vida (de outra sala). Além disso, ela tem uma paixãozinha pelo seu professor de 26 anos (quem nunca?), Marquinho, que dá aula de biologia.  




Esse é o cenário criado pela autora. Pode parecer o mesmo de outros livros adolescentes, mas, sem dúvida alguma, é mais familiar. Eu não consegui deixar de me lembrar de quando eu é que estava no segundo colegial. Dos bilhetinhos passados, das paixonites, dos ‘amores eternos’, das festinhas com horário para voltar, dos pequenos problemas que parecem o fim do mundo e todas aquelas coisas da nossa adolescência quando, a maioria das garotas, sonha em ter uma vida como a da mocinha da comédia romântica. (confesso que eu já não tinha mais isso aos 16 mas é claro que todas tivemos alguma fase, vai.)
A Fani, claro, tem um lado inseguro, mas quem não era insegura na adolescência que atire a primeira pedra, e é mais fácil se identificar com suas amigas. A Gabi é a conselheira, a Natália é a que chama para as festas e o Leo, ah é o Leo. O amigo carinhoso que todas as pessoas falam que parece ser seu namorado porque vocês estão sempre juntos e combinam em tudo, sabe?


No meio de tudo isso surge uma oportunidade que, eu particularmente, gostaria de ter tido. Um intercâmbio. A mãe de Fani acaba arrumando uma prova para ela fazer que pode levá-la para morar fora do país por um ano. Aos 16 anos, a normal mistura de empolgação, medo, saudade antecipada de casa e insegura toma conta de Fani e esse se torna o novo assunto na roda de amigos trazendo grandes mudanças não apenas na vida dela como na de todos ao seu redor.



A leitura é gostosa, divertida, eu ri horrores com expressões dos pais dela que minha mãe também usa e me deu uma pontinha de inveja por não conhecer todos os lugares citados no livro. Eu só não vou começar a ler o segundo livro agora mesmo porque estou com uma ressaca literária muito grande e quero prolongar a história da série (coisa que não consegui fazer com esse).


Para ir ao site é só clicar aqui!

Taí uma dica de um excelente livro nacional (vamos combinar, quando se fala em nacional só lembramos dos clássicos) e isso prova também que o meu preconceito com filmes nacionais (tenho mesmo e não pago pra ver no cinema a não ser que me interesse muito) não vale para livros. Ainda bem!Já estou com a lista de filmes e músicas anotadas para ver e ouvir todas, principalmente as que ainda não conhecia. 

Seguindo o estilo da Fani... Fazendo Meu Filme – A Estreia de Fani = 5 estrelinhas.

Veja mais sobre o meu desafio literário aqui.


2 comentários:

  1. Pelo pouco que li e vi já gostei, vou procurar por aqui

    Se puder passar lá: nacaoesmaltada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Recomendo, viu... gostei bastante!
    Pode deixar que vou dar uma passadinha sim!
    beijo

    ResponderExcluir

Deixem seus recadinhos, sugestões, perguntas ou críticas nos comentários.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...